ESTRUTURA FÍSICA

A estrutura do COLÉGIO PARNAMIRIM foi projetada com o objetivo de favorecer ao estudante uma maior segurança, importante nesta fase em que o aluno precisa sentir-se livre e seguro no ambiente em que está inserido.

PARQUE

Ambiente lúdico que favorece a interação social das crianças. Elas aprendem brincando sobre os limites e o respeito ao outro. O parque é também considerado um espaço pedagógico onde os alunos são colocados em situações de aprendizagem como sujeitos ativos na construção do conhecimento.

PISCINA

Tem o objetivo de trabalhar a motricidade ampla, o equilíbrio e a autonomia dos alunos no ambiente aquático, através das aulas de Recreação Aquática e Natação. Nossa piscina tem aquecimento térmico.

QUADRA

Ferramenta pedagógica utilizada pela Educação Infantil e Ensino Fundamental para a realização de atividades de coordenação motora ampla e Educação Física.

BIBLIOTECA

Os alunos desfrutam desse prazeroso espaço com a professora da biblioteca. Utilizamos o espaço como ferramenta pedagógica. Nele os alunos fazem um trabalho de estímulo à leitura, que é contextualizado com o planejamento da sala de aula. Nesse ambiente acontecem atividades com fantoches, leituras de contos, trabalhos manuais e outros.

SALA DE MÚSICA

Os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental vivenciam aulas de Iniciação Musical a partir de atividades lúdicas que favorecem o manuseio de diversos instrumentos musicais e o desenvolvimento de capacidades como ritmo, percepção e discriminação auditiva, entre outras competências.

ARTES

Nas aulas de Artes são realizadas práticas pedagógicas para o desenvolvimento do estudante no Ensino Fundamental I, contribuindo para sua formação cultural, construção da sensibilidade e de fatores relacionados ao conhecimento.

INFORMÁTICA ITINERANTE

A Informática Educacional tem como objetivo permitir aos alunos o contato com o mundo da tecnologia, sendo mais um recurso para uma aprendizagem mais prazerosa, através de softwares educativos com conteúdos trabalhados em sala de aula pelo professor.

LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA

Nosso laboratório é um espaço físico planejado especialmente para proporcionar diferentes manipulações e experiências relacionadas à linguagem matemática. Para isso, contamos com um acervo diversificado de instrumentos, objetos e materiais de estimulação para desenvolver o raciocínio lógico-matemático a partir das temáticas e dos conteúdos do currículo. Nele, as crianças aprendem noções matemáticas em um ambiente bastante estimulante, com abordagens e perspectivas diferentes da sala de aula.

LABORATÓRIO DE LINGUAGEM

Neste ambiente proporcionamos à criança vivências significativas de oralidade, que visam desenvolver a expressão oral, o vocabulário, a desenvoltura, a confiança, entre outras habilidades. Tudo isso é possível pelas experimentações e pelo ambiente altamente estimulante, preparado para que ela seja capaz de elaborar perguntas, criar argumentos orais e escritos de acordo com seu nível cognitivo, promovendo uma ampliação no seu repertório linguístico.

LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS

As aulas experimentais, no nosso ambiente de laboratório, são um recurso pedagógico diferenciado e que traz muitos benefícios, tornando o processo de ensino e aprendizagem de Ciências muito mais completo. As aulas práticas são um complemento ao aprendizado do conteúdo e permite aos alunos desenvolverem habilidades investigativas e de solução de problemas. É através desse tipo de aula que o professor pode demonstrar aos estudantes a aplicação de toda a teoria estudada, auxiliando-os a verificar e comprovar fatos e conceitos, motivando-os e estimulando o estudo das Ciências.

COZINHA EXPERIMENTAL

Esse ambiente foi pensado para que as crianças explorem a área sensorial de modo contextualizado, numa cozinha planejada especialmente para elas, em que a vivência do preparo do alimento vá além da degustação e reeducação alimentar ou desenvolvimento de hábitos alimentares, porque toda vivência traz uma temática e tem como objetivo colocar em prática a linguagem e seus gêneros. Um dos gêneros textuais bastante explorado é a receita! Literalmente, as crianças põem “a mão na massa!”.