PROPOSTA PEDAGÓGICA

Os anos iniciais do Ensino Fundamental no COLÉGIO PARNAMIRIM fortalecem o trabalho desenvolvido na Educação Infantil na formação básica do aluno, percebendo-o como um ser subjetivo e único. É o segmento responsável por importantes etapas da formação das crianças e adolescentes, por isso trabalhamos com uma didática que valoriza o desenvolvimento desse estudante de forma plena. Nossos alunos aprendem sobre a importância de trabalhar colaborativamente, planejando e dialogando. Assim, é possível adquirir a habilidade de refletir, se apropriar de estratégias de trabalho e resolução de conflitos, a fim de atingir suas metas.

Os conteúdos didáticos são vivenciados de maneira contextualizada. Uma vez que estes passam a fazer sentido para a vida cotidiana, a aprendizagem torna-se mais significativa e prazerosa.

Nos anos finais do ensino fundamental, nossa proposta pedagógica continua com o estímulo à autonomia intelectual. Isso quer dizer que nossas crianças são encorajadas a resolver problemas, a elaborar hipóteses e explicar suas ideias e opiniões a respeito de temas em debates, com níveis mais desafiadores. O pensamento analítico e crítico também é estimulado para favorecer o raciocínio mais complexo de acordo com seu repertório e nível de conhecimento. O aluno amplia sua imaginação como um processo de ser capaz para, numa etapa futura desse desenvolvimento, enfrentar a abstração tão fundamental para a sua ampliação cognitiva.